Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje139
mod_vvisit_counterOntem275
mod_vvisit_counterEsta Semana1400
mod_vvisit_counterÚltima Semana1938
mod_vvisit_counterEste Mês6617
mod_vvisit_counterMês Passado10706
mod_vvisit_counterTodos771939

Data : 23-11-2017
Serviços de Psicologia e Orientação PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Introdução

Os Serviços de Psicologia e Orientação (S.P.O.) da Escola Secundária da Batalha funcionam no Bloco A (sala 302). Os S.P.O. são compostos por um psicólogo (Dr. Luís Simões), de cujo trabalho a desenvolver se apresenta um breve resumo do seu Plano de Actividades.

De acordo com o Decreto-Lei nº 190/91, de 17 de Maio, a actuação dos S.P.O. desenvolve-se, essencialmente, nas seguintes áreas: (1) orientação escolar e profissional; (2) apoio psicopedagógico e social; e (3) apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade, estando previstas no âmbito desta última actividades de colaboração em acções destinadas a prevenir e eliminar a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo assim como de colaboração com outros serviços da escola (ex: Professora da Educação Especial – Carmélia Almeida, ou outros serviços e instituições comunitárias, como, por exemplo, a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Batalha).

Orientação escolar e profissional

As actividades desenvolvidas no âmbito desta área envolverão trabalho com alunos do 9º ano de escolaridade (intervenção nas turmas, sessões de grupo e/ou entrevistas individuais), pais/encarregados de educação, professores, outros profissionais e técnicos da escola e de outros serviços/instituições da comunidade (reuniões, acções de formação e informação, e outras estratégias que se revelem necessárias).

Esta modalidade é composta por aproximadamente dez sessões semanais com a duração de meio bloco cada (45 m.). Será implementada recorrendo, de uma maneira geral, a estratégias de dinâmica de grupos, cujo número oscilará idealmente entre os 7 e os 12/13 elementos. As sessões procurarão aprofundar nos alunos do 9º ano o conhecimento de si (dos seus interesses, aptidões e valores), assim como o conhecimento do mundo ocupacional (opções escolares e mundo profissional) para, assim, sensibilizar os alunos para a necessidade de uma escolha personalizada e responsável no final do ensino básico.

De igual modo, será prestado apoio a alunos que se encontrem no ensino secundário, nomeadamente àqueles que pretendem prosseguir estudos ao nível do ensino superior/Cursos de Especialização Tecnológica e/ou àqueles que desejem colocar dúvidas sobre o seu percurso curricular (encaminhamento para outras opções, etc.).

orientacao_vocacional

Apoio psicopedagógico

Destinada a alunos que, quer por iniciativa própria, quer por encaminhamento de encarregados de educação e/ou professores, solicitam apoio psicopedagógico mais específico, esta prevenção trabalha, de igual modo, tanto a motivação como o auto-controlo e as estratégias cognitivas e meta-cognitivas. Análise individual e/ou grupal de alunos que apresentem sérias dificuldades em corresponder às exigências escolares (sobretudo só alunos com necessidades educativas especiais) e que, por conseguinte, se encontrem em sérios riscos de insucesso escolar e/ou de abandono precoce e absentismo. Pretende-se, em colaboração com outros agentes educativos e outros técnicos especializados (como a professora de Educação Especial e Directores de Turma), elaborar estratégias individualizadas de avaliação e intervenção (programas educativos individuais, planos de recuperação e/ou de desenvolvimento e retenções repetidas).

psicologia1
Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa
O artigo 6º do Decreto-Lei 190/91 salienta diversas actividades/competências que cabem aos S.P.O. como sejam, por exemplo, colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direcção, administração e gestão da escola, estabelecer articulações com outros serviços de apoio necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais e/ou colaborar em todas as acções comunitárias destinadas a eliminar e prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, o abandono precoce e o absentismo sistemático (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, etc.).
 
O contacto com o responsável pelo S.P.O. na Escola Secundária da Batalha (Dr. Luís Simões) poderá ser feito através:
- do telefone geral da Escola: 244769180
- do email da escola: 
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar