Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje237
mod_vvisit_counterOntem349
mod_vvisit_counterEsta Semana829
mod_vvisit_counterÚltima Semana1975
mod_vvisit_counterEste Mês7540
mod_vvisit_counterMês Passado8129
mod_vvisit_counterTodos724008

Data : 27-06-2017
Projetos / Atividades de Enriquecimento Curricular e Extracurricular: Informações Gerais / Listagem
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
No ano letivo 2012/2013 encontram-se em funcionamento diversos projetos e atividades de enriquecimento curricular e extracurricular:
A hora do conto

Destinada às escolas do 1ºCiclo e jardins-de-infância, tendo como objetivos promover a leitura, utilizar a leitura como fonte de prazer e divertimento, explorando a linguagem verbal e não-verbal, promover o desenvolvimento integral do aluno.

Atelier de Artes

Este projeto destina-se aos alunos do 2º. e 3º. Ciclo do ensino básico e irá desenvolver-se na modalidade de oficina.
Terá por objetivo, partindo dos conhecimentos e interesses dos alunos, aprofundar e desenvolver experiências educativas no âmbito das disciplinas técnico artísticas ou artísticas.

Bibliotecas Escolares

As bibliotecas escolares assumem-se assim como centros de recursos multimédia, que funcionam ao mesmo tempo como bibliotecas, no sentido tradicional, com materiais impressos, como hemeroteca e como mediatecas com materiais audiovisuais e informáticos. Constituem-se, deste modo, como espaços de promoção e desenvolvimento: de aprendizagem autónoma, de gosto pela leitura e pela escrita, de interdisciplinaridade, de construção do conhecimento individual e coletivo.

No Agrupamento existem atualmente três bibliotecas escolares:

  • Na Escola Básica e Secundária da Batalha - uma para o 1º e 2º CEB e outra para o 3ºCEB e Ensino Secundário;
  • Na Escola Básica da Batalha - biblioteca destinada à Educação Pré-escolar e 1º CEB.

Informações complementares podem ser consultadas no menú de topo, opção "Bibliotecas Escolares".

Clube de Ciência

No clube são desenvolvidas atividades em duas vertentes: pequenas/simples atividades experimentais envolvendo alunos do ensino básico e participação em projetos envolvendo alunos, essencialmente do ensino secundário.
As atividades foram diversificadas:

  • Atividades experimentais envolvem alunos do 7ºano e decorreram no Laboratório de Química;
  • Projeto Nacional "Radiação Ambiente”;
  • Projecto Monit;
  • Pesquisa de asteroides;
  • Masterclasses Internacionais em Física de Partículas.
Desporto Escolar

São objetivos fundamentais do Desporto Escolar:

  • - melhoria e a manutenção da saúde e condição física do aluno;
  • - criação de hábitos desportivos e de higiene;
  • - formação da personalidade e desenvolvimento da sociabilização do aluno;
  • - promoção e ocupação de tempos livres dos alunos.

De acordo com o Projeto de Desporto Escolar, é desenvolvida atividade interna (Torneios Inter-Turmas, Dias de Modalidade, Corta-Mato, Mega-Sprinter, etc.) e atividade externa (Ténis de Mesa, Badminton, Andebol, Atletismo, Natação e Boccia).

Para além dos vários grupos equipa, funcionará o Projeto Escola de Atletismo e o Projeto PESSOA.

Informações complementares sobre o projeto PESSOA podem ser consultadas neste submenú, opção "Desporto Escolar > Projeto PESSOA" ou aqui.

eTwinnig

Neste projeto são desenvolvidas várias atividades tais como: participação em fóruns, criação de exercícios comuns relacionados com o curriculum, publicação de um glossário técnico, criação de uma base de dados, elaboração de Podcasts (em formato xml), bem como a produção um filme sobre a cultura de cada região e publicá-lo on-line.

Informações complementares podem ser consultadas neste submenú, opção "eTwinning" ou aqui.

Jornal Alfabeto

O Jornal “Alfabeto” é um veículo de difusão do que se vai fazendo no agrupamento e, ao mesmo tempo, como uma forma de contacto entre todos os membros da Comunidade Educativa e concelhia. Procura dar conta de tudo quanto se faz no nosso agrupamento (visitas de estudo, projetos, desporto, etc), ao mesmo tempo que serve de entretenimento e de espaço de promoção da leitura e da escrita criativa dos nossos alunos, professores, pais e funcionários.


Laboratório aberto

O laboratório aberto, inserido no clube de ciência, propõe receber no Laboratório de Química todos os alunos do 1.º Ciclo. Com esta visita os alunos terão oportunidade de conhecer este espaço e assistir/participar nalgumas atividades experimentais preparadas para esse efeito. Algumas das atividades experimentais vão ao encontro das que estão previstas nas planificações de Estudo do Meio do 1.º ciclo.

Ao clicar na imagem à direita poderá ver uma galeria de fotos - como os alunos do 1º CEB viram esta atividade.

16_190
Clique na imagem para ver galeria de fotos.
Matlândia

O Clube de Matemática surge da necessidade de motivar os alunos para a resolução de problemas de matemática e tem como finalidade pôr à disposição de professores e alunos um conjunto de ideias e materiais que possibilitem dar um contributo inovador e enriquecedor ao ensino da Matemática. Este clube destina-se aos alunos do 2.º, 3.º Ciclo e Secundário.

Oficina de sons

O clube de Música “Oficina dos Sons” tem como principal objetivo proporcionar aos alunos do segundo ciclo uma experiência prática e continuada da música, no sentido de complementar os conteúdos abordados na disciplina de Educação Musical.

Projeto da Escola de verão de Matemática

A Escola de Verão surge da necessidade de motivar os alunos para a resolução de problemas de matemática e tem como finalidade colmatar grandes lacunas que se verificaram ao longo do ano letivo nos alunos que não conseguiram obter um resultado positivo na disciplina. Este projeto destina-se aos alunos do 5.º e 7.º ano que transitaram de ano mas com nível inferior a 3.

Projeto de Educação para a Saúde/Educação Sexual

Este projeto investe na Educação para a Sexualidade e na Prevenção de Comportamentos de Risco, no Exercício Físico e na Alimentação. Conjuga a teoria e a prática nas suas iniciativas, desenvolvendo, contínua e ciclicamente, atividades que formam, motivam e induzem comportamentos saudáveis. Tais atividades enquadram, entre outras, Jornadas Alimentares, Colheitas de Sangue, Corridas ou Caminhadas, Sessões de Formação / Informação alusivas às várias áreas temáticas.