Pesquisar

Canal AEB no YouTube

Próximos Eventos

There are no events at this time

Autenticação



Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje220
mod_vvisit_counterOntem253
mod_vvisit_counterEsta Semana915
mod_vvisit_counterÚltima Semana1519
mod_vvisit_counterEste Mês5283
mod_vvisit_counterMês Passado8220
mod_vvisit_counterTodos738444

Data : 23-08-2017
Oferta Educativa/Formativa: Cursos Vocacionais - Nível Básico / 3.ºCEB
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Cursos Vocacionais - Nível Básico / 3.º CEB

Porquê um Curso Vocacional?

Na Lei de Bases do Sistema Educativo, o Ensino Básico é obrigatório e gratuito, garantindo o direito a uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares. Esta lei define ainda como fundamental assegurar uma formação geral comum a todos os cidadãos, que lhes garanta o desenvolvimento dos seus interesses e aptidões, capacidade de raciocínio, memória e espírito crítico, criatividade, sentido moral, sensibilização estética e aquisição de atitudes e valores.

Os Cursos Vocacionais do Ensino Básico  (3.º ciclo) são uma aposta formativa do Agrupamento de Escolas da Batalha (AEB), destinados a alunos a partir dos 13 anos de idade. É premente enquadrar os alunos que evidenciem desinteresse pela Escola, insucesso escolar repetido, dificuldades condicionantes da aprendizagem, problemas de integração na comunidade escolar e risco de abandono escolar, no sentido de promover uma justa e efetiva igualdade de oportunidades no sucesso educativo.

A introdução destes cursos pretende desenvolver a escolarização básica, promovendo a participação nas atividades escolares, a assimilação de regras de trabalho de equipa, o espírito de iniciativa e o sentido de responsabilidade dos alunos, levando os jovens a adquirir conhecimentos e a desenvolver capacidades e práticas que facilitem futuramente a sua integração no mundo do trabalho.

Os Cursos Vocacionais são uma estratégia preventiva para favorecer a integração no 3.º CEB de alunos que terminam o 2.º CEB e de alunos que frequentam o 3.º CEB com insucesso escolar e dificuldades de aprendizagem (percurso escolar com retenções). No geral, e de acordo com avaliações psicológicas e a opinião de professores e encarregados de educação, estes alunos revelam interesses e aptidões por atividades de âmbito mais prático.

Numa lógica de diversificação da oferta curricular, pretende-se que se articulem as necessidades e expectativas dos alunos com o projeto educativo do Agrupamento de Escolas da Batalha e com as características do tecido económico-social do Concelho da Batalha.

eagora

lojista

Curso Vocacional - AEB / Artes, Ofícios e Tecnologias*
Nível Básico

Este curso privilegia tanto a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, como o português, a matemática e o inglês, como o primeiro contacto com três atividades vocacionais. De acordo com o perfil de conhecimentos dos alunos, o curso tem uma duração de dois anos letivos, integrando a componente de formação vocacional conhecimentos correspondentes às atividades vocacionais de:

   - Artes e Ofícios

   -  Informática

   -  Comunicação e Imagem


Este curso iniciou-se em 2013/2014 e irá concluir-se em 2014/2015.


*Em 2015/2016 este curso iniciará uma nova turma no 1.º ano, agora com a designação "Curso Vocional AOT" (Artes, Ofícios e Tecnologias), mantendo a mesma matriz curricular

Consulte aqui a MATRIZ CURRICULAR.

pintura_azulejo

Curso Vocacional - Lojista
Nível Básico

O curso privilegia tanto a aquisição de conhecimentos em disciplinas estruturantes, como o português, a matemática e o inglês, como o primeiro contacto com três atividades vocacionais. De acordo com o perfil de conhecimentos dos alunos, o curso apresentado pelo AEB tem uma duração de dois anos letivos, integrando a componente de formação vocacional conhecimentos correspondentes às atividades vocacionais de:

- Vendas, Merchandising e Vitrinismo;

- Fotografia e Catálogo;

- Aplicações informáticas.


* Nota importante: a abertura deste Curso depende a respetiva aprovação superior. 

Este curso iniciar-se-á em 2014/2015 e irá concluir-se em 2015/2016.

Consulte aqui a MATRIZ CURRICULAR.

TCOM_0

SLOGAN_AEB_O_TEU__FUTURO

Actualizado em Terça, 19 Maio 2015 13:37